Coluna Literatura do Alto Vale do Itajaí – Data: 1° de fevereiro de 2020
1 de fevereiro de 2020

Coluna Literatura do Alto Vale do Itajaí – Data: 1° de fevereiro de 2020

Categoria | Coluna

Elaborada por Jonas Felácio Júnior Vice-presidente da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí  

Jovem escritor Johan é

destaque na literatura regional

 

O jovem escritor Johan Henryque Koerich Frutuoso esteve em destaque no ano de 2019, no âmbito da literatura do Alto Vale do Itajaí. Após publicar nos anos anteriores as obras “Noah Flint” e “As Crônicas de Vahl Hallen - O Despertar”, em 2019 Johan lançou o livro “Emaranhado”.

  [caption id="attachment_2309" align="alignnone" width="985"] Feira do Livro de Rio do Sul 2019 | Lançamento de Livros de Autores Regionais | Foto: Tiago Amado[/caption]  

O jovem escritor que é natural do município de Rio do Sul, mas reside atualmente na cidade de Lontras, marcou presença no palco principal da Feira do Livro de Rio do Sul, nos últimos três anos, lançando suas publicações. Teve a oportunidade de participar da conversa literária, com o poeta Gabriel Gómez, autor de mais de 10 livros e que obteve reconhecimento estadual e nacional.

  [caption id="attachment_2310" align="alignnone" width="912"] Feira do Livro de Rio do Sul 2019 | Lançamento de Livros de Autores Regionais | Foto: Tiago Amado[/caption]  

Nas edições mais recentes da Feira do Livro de Rio do Sul, Johan participou ativamente no Estande da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, auxiliando a divulgar a literatura local para o público que prestigiou o maior evento literário da região.

No ano de 2019, Johan esteve presente nos seguintes eventos literários: Feira do Livro de Rio do Sul, Feira do Livro de Leoberto Leal, Feira do Livro de Joinville, Feira do Livro de Florianópolis, Feira do Livro de Timbó, Feira do Livro de Pouso Redondo, Feira do Livro de Trombudo Central e Feira do Livro de Agrolândia.

Além de divulgar e comercializar suas obras literárias, o autor ajuda a divulgar a literatura do Alto Vale do Itajaí, vendendo os livros de outros escritores durante suas participações em feiras. Esta é uma ação inédita e que não ocorria em anos anteriores, portanto, de grande relevância, diante da perspectiva de fortalecimento da literatura regional.

  [caption id="attachment_2311" align="alignnone" width="913"] Feira do Livro 2018 - 09 de outubro | Foto: Tiago Amado/Tamires de Lara[/caption]  

Johan participou de atividades de incentivo à leitura realizadas em escolas de Rio do Sul, com destaque para o Ceja Café e Poesia, que ocorreu no Centro de Educação de Jovens e Adultos. Foi jurado no Show de Talentos do Instituto Maria Auxiliadora e participante do projeto Biblioteca Inquieta do SESC.

No ano de 2019, foi um dos organizadores da primeira edição do Concurso Literário Manoel Carlos Karam da Feira do Livro de Rio do Sul. A iniciativa contou com a participação de dezenas de estudantes do município.   [caption id="attachment_2312" align="alignnone" width="405"] Feira do Livro de Rio do Sul 2019 | Premiação do I Concurso Literário Manoel Karam | Fotos: Vladimir Fronza[/caption]   O jovem escritor deverá lançar uma nova publicação, ainda no ano de 2020. As pessoas interessadas em conversar com o autor, podem fazer contato através do e-mail johan.henryque@gmail.com Suas obras literárias podem ser adquiridas nas livrarias de Rio do Sul, ou através do endereço eletrônico <www.johanhenryque.com>, onde constam os contatos de redes sociais do autor. “Amante de livros e música, procuro escrever sobre as coisas que vão se desenvolvendo na minha mente, meu gênero favorito é a poesia, mas também gosto de divergir entre romances e crônicas”, destaca Johan.

Informações sintetizadas sobre os livros:

                                                                                                               

Noah Flint

Noah acaba de terminar seu relacionamento mais duradouro, em conflito consigo, procura se reerguer longe de casa, assim se muda para Morristown e lá começa sua jornada para enfrentar seus maiores temores.  

As Crônicas de Vahl Hallen - O Despertar

Há séculos o mundo testemunhou uma guerra que devastou todas as raças. Os humanos, defendiam seu território, os magos e bruxas uniram-se em uma busca desesperada pela sobrevivência. Num ato de misericórdia, Vahl Hallen surgiu em meio a todo o derramamento de sangue. Seus ancestrais tentaram esconder as atrocidades do passado, na terra onde hoje se encontra neve, pedras e desespero, todos igualmente dispersos no horizonte.  

Emaranhado

“Emaranhado, de textos, de versos, de gente, de ti. Não se esquive adiante nestas ondas escritas, o profundo se faz em teus nós. Quanto às marés, que sejam elas teus ciclos, traços. O e(mar)anhado só lhe afogará quando se faz sentido em ti”." - Cintia da Silva       Tenho dois ou três versos Guardados no bolso Marcados a tinta Num velho pedaço de papel   Há rasuras Erros de gramática Sobram vírgulas Faltam pontos   São palavras sinceras Registros de um tempo Que a vida levou   Não tenho certeza Se andei no caminho certo Ou apenas percorri Um círculo perfeito   Você pode me ouvir? Minhas memórias estão falhando O passado vem sumindo Só me restam dois ou três versos...  

< Anterior Próximo >