Primeira doação espontânea para o Acervo Literário Regional – 03 de Março de 2010
30 de agosto de 2020

Primeira doação espontânea para o Acervo Literário Regional – 03 de Março de 2010

Categoria | Nossa História

A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí esteve reunida hoje pela manhã, com a Bibliotecária Marta Rejane Trindade de Lima, no espaço da Biblioteca Municipal de Rio do Sul Nereu Ramos. O objetivo do encontro foi organizar os preparativos para a inauguração do Acervo Literário Regional, que acontece no dia 10 de março, a partir das 20h, no andar superior da biblioteca. O espaço foi cedido através de uma parceria com a Fundação Cultural.

Encontro realizado para organizar os preparativos para a inauguração do acervo literário. Participantes: Diretor de Comunicação, Jonas Felácio Júnior, Diretora de Acervos, Marta Rejane Trindade de Lima, associada Ângela Maria de Andrade Palhano e o Presidente da Associação, Ivo Ferrari.

 

Surpresa agradável

Durante a reunião, o escritor Nestor Agostini esteve na Fundação Cultural para doar exemplares do livro “AGOSTINI DE FORNACE: A história da imigração de 1875 da Família de Giovanni e Mariana, e seus filhos Antônio, Emanuel, Rosa e Paolo”, para a Associação de Escritores e para o acervo da Biblioteca Nereu Ramos. Vale destacar, que esta foi à primeira oportunidade onde um escritor da região esteve espontaneamente no espaço do acervo, para doar exemplares de sua obra literária.

 

A história da família Agostini

O livro apresenta uma síntese histórica da família Agostini, desde a origem do nome Agostini, o período de imigração para o Brasil, a chegada da família no novo país, até o relato dos primeiros anos em terras brasileiras. Os descendentes dos Agostini também são apresentados nesta obra literária, que demonstra fotografias antigas sobre os antepassados da família. O foco central do livro é a história de Giovanni e Mariana, e seus quatro filhos, que deixaram Fornace (Tirol Meridional) em 1875, em direção ao Brasil. A obra ainda contextualiza o período histórico da imigração ítalo-trentina e o desafio vivenciado pelos italianos que percorreram um oceano de dúvidas, em busca de uma vida melhor, em um novo mundo: o Brasil.

Sobre o autor:

Nestor Agostini nasceu em Rio Dos Cedros, em 1° de março de 1957. Cursou o antigo primário na Escola Básica Padre Aleixo e o ginásio no Instituto Padre Pastorino. Em 1974, mudou-se para Florianópolis onde cursou Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, No ano de 1977, ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Engenharia Elétrica. Posteriormente, cursou o Mestrado em Engenharia Elétrica, também na UFSC. Em 1983, mudou-se para Rio do Sul, onde trabalhou em uma empresa privada por certo tempo. Em seguida, vieram os empreendimentos em áreas comerciais que deram origem a CCA – Companhia Comercial Agostini de Rio do Sul e a Loja Sol Nascente. Atualmente, além de exercer a direção da CCA, é professor da Unidavi.

Serviço: O livro de Agostini que há poucos dias foi impresso pela Gráfica e Editora Nova Letra já faz parte do acervo da Associação de Escritores. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o autor, através do e-mail n.agostini@bol.com.br

Escritor Nestor Agostini (E) com o Presidente da Associação de Escritores, Ivo Ferrari.

< Anterior Próximo >