Voltar a Escritores

Tiago Amado

Natural da cidade de Rio do Sul, nasceu em 6 de agosto de 1986. É filho de Alfredo Manoel Amado e Neli Martins Amado.

Formação Acadêmica e Educacional

No ano de 2007, graduou-se em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) de Rio do Sul. Em 2013, concluiu Pós-graduação em nível de especialização lato sensu, em Língua Portuguesa: produtor e revisor de textos, pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) de Lages.

No período da graduação, pesquisou o cinema e o contexto social das salas de cinema, no município de Rio do Sul, através de uma grande reportagem impressa e apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso.

Na pós-graduação, elaborou uma monografia sobre a relação dos modos do risível (humor, sátira e comicidade) e a narrativa jornalística de revista.

Atuação Profissional

Foi editor e jornalista responsável na Editora e Revista Sucesso S/A, de Rio do Sul, durante quatro anos. Trabalhou com a revista mensal Edição de Negócios e revistas especiais de Arquitetura, Construção e Decoração, Tecnologia da Informação, Especial Rio do Sul 80 anos e 81 anos, Tecnologia da Informação, Glam (social), Moda, Fersul (feira de negócios) e Habitavi (feira de construção e habitação).

Atou na Assessoria de Comunicação da Unidavi, por um período de quatro anos. Atualmente, trabalha na área de comunicação da Fundação Cultural de Rio do Sul.

Em termos de publicações, foi autor de duas colunas sobre literatura, em duas edições da revista Ruído Cultural de Rio do Sul, no ano de 2012.

Artigos publicados

1 - “O tempo na tela. Da manivela ao multiplex: a história e os personagens das salas de cinema em Rio do Sul”, publicado na revista “Rio do Sul - Nossa história em revista”, edição 88, volume 1, 2008.

2 - Histórico sobre a primeira edição do livro “O Reino Vegetal de Rio Sul” e o ciclo da madeira no Alto Vale do Itajaí, publicado na revista “Sellowia - Anais botânicos do Herbário Barbosa Rodrigues”, de Itajaí (SC). Volume 1, série 64/65, 2013.

 

Participação em coletâneas

1 - Contos “Gaveta” e “Disparo” no livro/coletânea “Nada tem nome” do Programa Formação de Escritores do Serviço Social do Comércio (SESC), 2008.

 


Obras

Nada tem Nome

6 de outubro de 2018