Voltar a Escritores

Adilvo Mazzini

ADILVO (TAMANINI) MAZZINI, filho de Carlos Mazzini e Regina Tamanini   Mazzini, é natural de Itoupava, Munic. de Rio do Sul – SC – onde nasceu em Outubro de 1943, tendo iniciado seus primeiros passos nos estudos na Escola Municipal Isolada de Itoupava. Continuou-os nos seminários franciscanos de Rodeio (SC), Rio Negro (PR) e Agudos (SP), oportunidade em que teve ensinamentos excelentes, quer em línguas, quer em música, quer em cidadania.

Casado com Ilza Rocha Mazzini, é pai de Cristiane e de Adílson e avô de Hanya (filha de Adílson)

Deixando o seminário, mudou-se, em janeiro de 1966, para a cidade de Rio Brilhante (MS), como professor de língua portuguesa, educação física, latim e francês. Em 1970 transferiu-se para Dourados (MS), onde cursou Letras na então UFMS, hoje UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Além do magistério, desempenhou funções, principalmente na área cultural, tendo sido Diretor de Cultura da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (FUNCED). Fez parte da equipe que implantou o Encontro de Corais Dourados, realizados a cada ano, até meados da 1ª década de 2.000. Fundador e regente do Coral Santa Cecília (depois Coral Guaraoby - destaque no MS), foi ainda regente de outros corais, como os das cidades de Caarapó e Rio Brilhante (MS). Possui cidadania douradense. Recebeu várias condecorações pelos serviços culturais prestados. Por longos anos, fez parte do grupo de Regentes Corais da FUNARTE, tendo sido seu coordenador local nos projetos: Villa Lobos (canto coral), Rede Nacional da Música (música erudita), Pixinguinha (música popular). Na literatura, além de matérias publicadas em jornais e revistas, algumas do exterior, estes livros: Retalhos de Mim (2004), solo - poesia; Poetas Dourados (2004), coletânea – poesia – org. Nicanor Coelho; Estação Catarina - o trem passou por aqui – coletânea – crônicas – org. Fátima Venutti; O Banco da Varanda (2012) – parceria com Maria de Fátima Freire de Sá – cartas; Rumores da Alma (2015) – coletânea – poesia – Ebook - org Neida Rocha; Voz da Montanha – (2016) – Imigrantes, história, usos e costumes, tendo como base a imigração do Vale de Itoupava, Rio do Sul – SC.

 




Formação Escolar e Acadêmica:


Sua formação educacional aconteceu em seminários franciscanos, localizados nas cidades de Rodeio, em Santa Catarina, de Rio Negro, no Paraná e de Agudos, no Estado de São Paulo. No ano de 1956, concluiu os estudos do Primário, realizados na primeira fase em Rio do Sul (Itoupava)- SC e, em seguida, na cidade de Rodeio - SC. Em 1961, terminou o Ginásio, cursado em sequência, nos seminários de Rio Negro (PR), 1957, e Agudos (SP), 1961. Também na cidade paulista de Agudos, realizou, entre os anos de 1962 e 1964, os estudos clássicos e científicos. Já no ano de 1965, cursou Filosofia Franciscana, no noviciado, no município catarinense de Rodeio. Graduou-se em letras, no ano de 1972, com colação de grau em 1977, pela Universidade Federal do Mato Grosso (atual Universidade Federal da Grande Dourados). Foi orador oficial daquela primeira colação de grau, representando 16 turmas de alunos.

 


Vida Profissional:


Entre os anos de 1966 a 1999, atuou como professor de Língua Portuguesa, Educação Física, Latim e Francês. De 1966 a 1970, lecionou na cidade de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. Já entre os anos de 1971 e 1999, foi educador no município de Dourados, até o momento de sua aposentadoria. Tem forte ligação com a área cultural e, em especial, musical. É um dos fundadores, regente e maestro do Coral Santa Cecília, hoje Guaraoby, que já gravou 04 CD´s. No dia 02 de setembro de 2015, esse coral completou 36 anos de fundação, como entidade jurídica, existindo efetivamente desde 1971. Regeu ainda corais nas cidades de Caarapó, Rio Brilhante, CTG Querência do Sul, de Dourados, todos do Estado do Mato Grosso do Sul. Já com o Coral do CTG da cidade de Dourados, sagrou-se campeão estadual, por cinco vezes, e, por quatro vezes, campeão nacional. Durante os anos de 1983 a 1991, coordenou as ações da Funarte, na cidade de Dourados, através das atividades do Projeto Villa Lobos, Rede Nacional da Música e Projeto Pixinguinha. Entre 1992 e 1996, desempenhou a função de Diretor do Departamento de Cultura da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados. Também participou da realização de 33 edições do Festival de Corais da cidade de Dourados.

Livros publicados como autor:


1 - Retalhos de Mim. Academia Sul -Mato-Grossense de Letras – Impressão Gibim Gráfica e Editora – 2004. (Poesia);

2 - O Banco da Varanda. Publicado em parceria com Maria de Fátima Freire de Sá. Edição única, artesanal – Belo Horizonte, Minas Gerais – 2012. (Cartas Brasileiras).

3- Voz da Montanha – Edição particular – Gráfica Seriema – Dourados, MS. (Imigrantes, história, usos e costumes, tendo como base a imigração do Vale de Itoupava, Rio do Sul – SC).


Livros publicados como co-autor


1 - Estação Catarina, o Trem passou por aqui – organizado por Fátima Venutti. Editora e Gráfica Nova Letra, Blumenau, SC, 2009.

 

Participação em coletâneas de Poesias:


1 - Poetas Dourados. Editora Gráfica Estrela – Dourados, MS. Editor Nicanor Coelho – 2004.

2 – Rumores de Alma – E-book. Organização: Neide Rocha – Casa Leiria - São Leopoldo RS -  2015 – Poesia

 

Livros no prelo:

1 - Oração em Poemas – poesias de cunho interior

2 - Sons e Letras – Trabalhos musicais= letras, composições, arranjos corais

 

Discografia:

Como Regente do Coral do Centro Cultural Guaraoby, ex Santa Cecília, as seguintes gravações:

1 - Natal entre os Povos (Músicas Natalinas – 1999 – Em 9 idiomas, abrangendo 10 países – gravação ao vivo – auditório do SENAI Dourados – MS

2 – Memória Musical 30 anos – comemoração dos 30 anos de fundação – Músicas gravadas ao vivo ao longo dos anos, com os mais variados aparelhos de captação.

2 – Vários CDs com gravações de Hinos (Hino do Cooperativismo, Hino de Dourados, Hino da Família Tamanini...)

 

Homenagens, menções e prêmios recebidos:


1 - Na década de 80, foi homenageado com o título de Cidadão da Paz.

2 - No ano de 2004, recebeu uma homenagem do Proler de Dourados, como escritor e poeta.

3 - Em 1999, recebeu o título de Cidadão Douradense.

4 – Recebeu várias Moções Legislativas da Câmara Municipal de Dourados.

5 - No ano de 2010, recebeu uma homenagem dos Correios, como pessoa de destaque na área cultural do Mato Grosso do Sul.

6 – Como coordenador e Regente do Grupo Vocal Adulto do CTG Querência do Sul, de Dourados, MS, sagrou-se campeão estadual por cinco vezes e quatro a nível nacional

7 – Em 2013 recebeu da Assembleia Legislativa Estadual a “Medalha Arara Azul”, como destaque estadual na área de Canto Coral.

 

Contato do autor adilvo.m@uol.com.br

Adilvo (Tamanini) Mazzini

 



 


Obras

Discografia

3 de outubro de 2019

Rumores da Alma (E-book)

3 de outubro de 2019

A Voz da Montanha

3 de outubro de 2019

POETAS DOURADOS

4 de outubro de 2018

O Banco da Varanda

4 de outubro de 2018

Retalhos de Mim

4 de outubro de 2018