
Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Professor de Produção Textual, há 34 anos. Formado pelo convênio FURB/FEDAVI, 1985. Pós-graduado em Morfossintaxe - Fundação Plínio Salgado do Amaral – Amparo – SP. Mestre em Educação – Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mais de trinta cursos de aperfeiçoamento em LPL. Foi professor estadual, diretor de escola – Colégio Estadual Walter Probst – Aurora – SC. Trabalha no Colégio Sagrada Família – Blumenau – há 21 anos. Lecionou no ensino Superior: FURB, CESBLU, UNIASSELVI, FAMEG. Publicou Curto olhar: Produção de textos e de sujeitos, juntamente com alunos do Colégio Sagrada Família. Autor também de três obras didáticas sobre literatura, para Ensino a Distância da UNIASSELVI.
Dalmir Trabalhou como engraxate, no Jardim - Praça Ermembergo Pellizzetti - na Barbearia Concórdia e também na barbearia do Marcos Perfoll e do Luiz Chiarelli, atrás do Hotel Riossulense (sic). Mais tarde foi pintor de parede, em seguida funcionário dos Correios. Foi também gerente da loja Macal – Materiais de Construção Aliança Ltda. -, e da Casa Dos Colchões. Em 1993, mudou-se para Blumenau onde está até hoje.
Em 2018 foi contemplado com o Prêmio Nodgi Pellizzetti com o livro Neguinho da Beira: vozes e olhares da favela. Sua aspiração, que vai se cumprir, é escrever uma biografia de Nodgi Pellizzetti.