Voltar a Escritores

Edison de Andrade

Natural do município de Rio do Sul, nasceu em 1º de outubro de 1945. É Casado com Marise Ohf de Andrade e pai de três filhos: Edison, Humberto e Heloisa.

Formação Escolar e Acadêmica

Graduou-se em Administração, na primeira turma da Faculdade de Administração do Alto Vale do Itajaí. Em 2007, concluiu os estudos da graduação de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Posteriormente, cursou a sua terceira graduação, formando-se em Psicologia, também pela Unidavi.

Atuação Profissional

É profissional atuante na área do jornalismo e diretor das rádios Difusora (AM) e Amanda (FM). Trabalha no rádio desde a década de 60 do século passado, quando iniciou os seus trabalhos na Rádio Mirador. Vivenciou a época romântica do rádio e “formou-se” na escola de Osny Gonçalves, Mário Binder, Sidney Soares, Donato Ramos, Nilton Novaes, Walter Roussenq Sobrinho e Ruy Gaertner.

A partir de 1967, foi contratado pela Emissora Rural de Rio do Sul. Na década de 70, adquiriu a emissora em que trabalhava, formando a atual Super Difusora AM. No início da década de 80, foi o responsável pela entrada no ar da Amanda FM.

Suas emissoras atuam hoje com perfis bastante definidos. A Super Difusora AM foca o jornalismo, enquanto a Amanda FM é uma rádio musical, no segmento popular. Atualmente é responsável pelo editorial do site www.superdifusora.am.br e faz comentários diários na Super Difusora com o quadro “Opinião”, além de ser o jornalista responsável de suas duas emissoras. Emite opinião diária sobre os mais variados aspectos, em relação à sociedade de Rio do Sul, da região e do Brasil. Tem como característica importante para efeitos literários, à acidez cáustica com que verbera pensamentos, traçando rumos, orientando-os a partir da vivência jornalística.

É um profissional que atua como homem de ideias e por elas trabalha nos meios de comunicação eletrônica, digital e impressa. É fundamental destacar que não vendeu até hoje os seus livros. Os exemplares editados foram distribuídos em bibliotecas públicas estaduais e nacional. Inclusive, um dos exemplares de “Imprensa por dentro” está no acervo da Biblioteca de Sintra, em Portugal, na seção de mídias d´além mar.

Em termos literários, no momento preocupa-se com a pesquisa de outras publicações, como “Comentários à obra de Noam Chomsky”, “Influência da novela na formação das lideranças”, “Krieck x Soldatélli, a vida de dois prefeitos que faliram suas empresas para se eleger” e “Por quê as pessoas se suicidam”. Além de atuação nas áreas do jornalismo e da literatura, tem forte atuação na vida comunitária da região do Alto Vale do Itajaí.

Foi um dos estudantes que fez o primeiro abaixo-assinado na Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, para ser criada e instalada a Faculdade de Administração do Alto Vale do Itajaí. Atualmente, é mentor da ONG “A Vida é bela”, que preocupa-se com a diminuição do número de suicídios na região do Vale do Itajaí, com o respeito à vida e o trabalho de pronto socorro emocional, lastreando sua atenção à não utilização de química, seja a receitada ou ilegal. A atuação desta entidade que não recebe recursos públicos, já apresenta resultados positivos, considerando-se a diminuição do número de mortes auto-executadas, na microrregião do Alto Vale do Itajaí.

Livros publicados como autor

1 - Imprensa por dentro: como é a 101 imprensa no interior. São Paulo: All Print, 2004;

2 - Escola de líderes (porque eles são o que são): um breve ensaio sobre a origem de nossas dificuldades em lidar com a democracia representativa. São Paulo: All Print, 2005.

Prêmios e homenagens recebidas

1 - Recebeu a Comenda ACAERT da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, no ano de 2008.

Participação em associações e entidades

É membro da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí.

 


Obras

Rebanho Assustado

6 de outubro de 2018