Voltar a Escritores

Fiorelo Zanella

Natural do município de Taió, nasceu no dia 3 de setembro de 1946, na localidade de Ribeirão da Vargem. Casado com Sônia Regina de Carvalho Zanella, é pai de Giovana Zanella Cardouzo (casada com Jorge Luiz Cardouzo), Daniel Zanella e Fiorelo Zanella Júnior. É avô de Pietra e Lucca, que são filhos de Giovana.

Formação Escolar e Acadêmica


Iniciou os estudos na escola da localidade de Ribeirão da Vargem. Cursou o ginásio no Seminário de Ribeirão Grande, no município de Taió, tendo -os concluído no Seminário de Taió. Os estudos científicos foram realizados, no exigente Seminário de Azambuja. No ano de 1974, concluiu a graduação em Letras. Em 1986, obteve o título de Mestre em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atuação Profissional


Iniciou sua trajetória na área da educação, em 1969, como professor na Escola Comercial Sena Madureira, na cidade de Joinville. Na Manchester catarinense, lecionou na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, entre os anos de 1971 e 1975, nas seguintes escolas: Conjunto Educacional Governador Ivo Silveira, Escola Básica Prefeito João Colin, Escola Básica Presidente Médici, Colégio Bom Jesus e também no Senai de Joinville.

No município de Taió, lecionou no Colégio Estadual Luiz Bertoli e na Escola Básica José Joaquim de Lima Xavier. Tornou-se professor catedrático, na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Paralelamente ao trabalho em sala de aula, atuou em funções como dirigente educacional, nos seguintes cargos: Diretor de Escola, Coordenador Local de Ensino e Coordenador Regional de Educação. Foi também Conselheiro Estadual de Educação. Na vida pública, desempenhou mandato de vereador na cidade de Taió, entre os anos de 2001 e 2004. Exerceu a função de presidente da Câmara Municipal de Vereadores e também foi Prefeito interino deste município, em 2002. Atualmente é é Secretário Municipal de Educação. Em termos acadêmicos e de história regional, por meio de suas pesquisas e estudos, tem papel fundamental no trabalho de preservação das informações históricas, em temas como imigração e cultura italiana.

Livros publicados como autor


1 - Pequena História do Instituto Nossa Senhora de Fátima. Taió: Edição do Autor, 1980;

2 - A Mortalidade Linguística do Dialeto Italiano no Município de Taió. Dissertação de Mestrado, UFSC, 1985;

3 - A parochia de Tayó. Rio do Sul: Editora Ical, 1987;

4 - La você d’Italia: Canti Folclorici Italiani. Taió: Jornal Gazeta do Alto Vale, 1991;

5 - A Conquista de um Sonho: Unidavi 1966-2006. Blumenau: Editora Nova Letra/Unidavi, 2006;

6 - Das Clareiras de Taió - Um Registro da Oralidade Histórica. Blumenau: Editora Nova letra, 2007;

7 - Mirim Doce: nossa história, nossa gente. Xanxerê: News Print Gráfica e Editora, 2011;

8 - Pe. Eduardo Summermatter: O Gigas Saletino. News Print Gráfica e Editora, 2013.

Livros publicados como co-autor


1 - O Professor é um Poeta. Organizador Alcides Buss. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988;

2 - Italianos em Santa Catarina. 2 volumes. Organizador Walter Fernando Piazza. Florianópolis: Editora Lunardelli, 2001.

Participação em associações e entidades


É membro da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e membro Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É sócio fundador do Circolo Trentino de Taió, da Famiglia Bellunese di Taió e da Famiglia Trentina di Taió. Participa também do Coral Folclórico de Taió e do Coro CITAVI de Rio do Oeste.


Obras