Voltar a Escritores

Jonas Felácio Júnior

Natural de Rio do Sul, graduou-se em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, em 2006, pela Unidavi, de Rio do Sul. Em 2007, concluiu Pós-Graduação em História, Cultura e Patrimônio pela Celler Faculdades. Graduou-se no ano de 2017, na faculdade de História pela Uniasselvi.

Atuou como Conselheiro Municipal de Cultura entre os anos de 2014 e 2015, durante a primeira gestão do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rio do Sul, representando o segmento Livro, Leitura e Literatura.

É membro fundador e atual presidente da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí. Desempenhou anteriormente as funções de diretor de comunicação e secretário dessa entidade literária fundada no ano de 2009.

É secretário da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Rio do Sul – ALB Rio do Sul.

Foi membro do Conselho Editorial da Revista Rio do Sul: Nossa História em Revista.

Membro no Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/Furb).

Na área de jornalismo, atuou em diversos periódicos de Rio do Sul e região, como O Rio-sulense, Bella Alliança, Autêntico, Mirim, Jornal A Cidade de Rio do Sul, Jornal A Cidade de Pouso Redondo, Jornal Folha do Alto Vale e Jornal Alto Vale Notícias. É Professor da Associação da Fundação Cultural de Rio do Sul (Asfuc), participa atualmente do projeto História da Minha Rua, desenvolvido pelo Departamento de Memória e História da Fundação Cultural de Rio do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a colonização de Rio do Sul e região do Alto Vale do Itajaí, onde já realizou mais de uma centena de entrevistas gravadas. É coordenador do Clube do Livro da Biblioteca da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul, instituição onde trabalha na função de Auxiliar de Biblioteca. Publicou dezenas de biografias e memórias na Revista Rio do Sul: Nossa História em Revista.

 

Livros publicados:

1 - Padre Heriberto Hartmann: uma vida dedicada à comunidade, em parceria com Evelise Thiesen e Fábio Thiesen. 1ª. ed. Vidal Ramos: Evelise Abromovizt Thiesen, 2016. 116p.

2 - História e memória de Rio do Sul em cinco edificações preservadas. 1. ed. Rio do Sul: Kaygangue, 2017. 129 p.

3 - Indicador de Escritores do Alto Vale do Itajaí. 1a. ed. Xanxerê: News Print Gráfica e Editora, 2014. v. 200. 160p. Publicado pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí (Organizado em parceria com Catia Dagnoni, Ivo Ferrari, Rodrigo Färber e Rodrigo Wartha).

Participações em livros:

1 - Clubes de Caça e Tiro Schützenverein: história, memória e identidade cultural. ISBN: 978-85-524-0043-1. Editora Insular, 2017. (Participação nas entrevistas e pesquisas)

2 - Uma luz no fim do túnel. In: Evandro André de Souza. (Org.). Casa Azul - história e desenvolvimento de uma comunidade no Vale do Itajaí. 1ª ed.Indaial: Editora Uniasselvi, 2008. (Capítulo de livro publicado nesta obra)

 

 


Obras