Voltar a Escritores

Neide Maria de Souza Moreira Areco

Natural da cidade de Apiúna, reside desde 1960 no município de Rio do Sul. Filha de José Carlos de Souza Moreira e de Rosália Rossetto Moreira, nasceu no dia 29 de abril de 1945. É casada com Claudio Marcio Areco, que conheceu quando cursava a faculdade, na cidade de Lorena, em São Paulo. Mãe de Fernanda Cristina, Claudio Marcio Júnior e Eduardo Roberto, também é avó de Leon e Danton.

 

Formação Educacional e Acadêmica

Cursou o primário no Grupo Escolar de Apiúna. Já os estudos do Ginásio foram realizados no Colégio Santa Rosa de Lima, na cidade de Lages. Entre os anos de 1960 e 1962, cursou o Magistério, no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul. Em 1963, iniciou os estudos de Licenciatura em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, São Paulo. Concluiu esta formação universitária, no ano de 1966.

Posteriormente, especializou-se em História do Brasil, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras D. Bosco, de Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1977. Também é especialista em Administração Escolar, cursada na Fundação Universitária da Região de Blumenau (FURB), em 1983. Tornou-se Mestre em História, no ano de 1992, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Vida profissional

No ano de 1967, começou a lecionar disciplinas da área de Ciências Humanas no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul. Atuou profissionalmente no IMA, durante 25 anos consecutivos. Paralelamente, lecionou na Rede Estadual de Educação, no Colégio Henrique da Silva Fontes e em outras unidades educacionais, até o momento da aposentadoria.

Em 1971, passou a ministrar aulas de Sociologia Geral e Sociologia Aplicada à Administração, na antiga Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (FEDAVI). Após concluir o mestrado, apresentou à FEDAVI um projeto destinado à criação de um Centro de Estudos Históricos, com o objetivo de preservar a memória de Rio do Sul e da Região do Alto Vale do Itajaí. Apesar de ter conseguido o apoio da comunidade acadêmica, da Câmara de Vereadores e da comunidade riosulense, seu projeto não foi aprovado pela instituição que resolveu demiti-la. Reintegrada, após um ano e meio de afastamento, pelos Excelentíssimos Juízes da 2ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, permaneceu lecionando na UNIDAVI até o ano de 2005, quando decidiu aposentar-se.

Durante a sua vida profissional participou de diversos seminários e congressos ligados à área da educação, em diversas capitais do Brasil. Destaque para o Congresso Mundial realizado em Roma, na Itália, comemorativo ao centenário da morte de Dom Bosco e ao Congrelat 95, na cidade de Assunção, Paraguai, reunindo educadores da América Latina e Caribe.

No decorrer de sua trajetória, na área da educação, sempre foi ardorosa defensora dos princípios democráticos. Lutou, no seu dia a dia, contra a arbitrariedade nas relações sociais. Dialogou, criticamente, com seus alunos, objetivando a formação de cidadãos cada vez mais conscientes. Atualmente, ministra palestras em escolas de Rio do Sul e região sobre temas relacionados aos livros que publicou e escreve para o público infantil.

 

Livros publicados pela autora

1 - O Pintalho. Florianópolis: LADESC, 1985.

2 - O Circo do Silêncio. Rio do Sul: Jawi, 1989.

3 - Rio do Sul – Primeiros Tempos (1892-1930). Rio do Sul: Impressora Ical, 1992.

4 - Instituto Maria Auxiliadora - 1928-1998 - 70 anos no Coração de Rio do Sul. Rio do Sul: Impressora Continental, 1998.

5 - Uma aventura pelo Rio Itajaí-Açú. Rio do Sul: Jawi, 2000.

6 - Um peixinho muito esperto. Rio do Sul: Jawi, 2000.

7 - Pi-Ki, o Netinho do Cacique Ka -Mrem. Rio do Sul: Jawi, 2000.

8 - Vamos entrar na Catedral São João Batista? Rio do Sul: Editora Nova Era, 2002.

9 - Leon e Petite: dois grandes amiguinhos. Publicado em parceria com Claudio Marcio Areco. Rio do Sul: Nova Era, 2003.

10 - Iara e Viviane cuidam da água. Rio do Sul: Editora Nova Era, 2004.

11 - Aventuras e Descobertas no Alto Vale do Itajaí. Com ilustrações de Marina Macedo Poleza. Taió: Gráfica Tambosi, 2007.

12 - IMA 80 anos – Também fazemos parte desta história. Rio do Sul: Editora Nova Era, 2008.

13 - O Nascimento de Sofia. Com ilustrações de Juarez Vinícius Miglioli. Rio do Sul: Editora Nova Letra, 2013. Coleção: Sofia, a corujinha que tudo descobria.

 

Participação em associações e entidades

Participa ativamente da vida da comunidade rio-sulense. No ano de 1985 foi Diretora da Casa da Cultura de Rio do Sul, ocasião em que liderou o processo de formação dos grupos folclóricos italiano (Coral Trentino e Circolo Trentino di Rio do Sul) e germânico (Grupo Folclórico Rote Rosen).

Em 1989, iniciou os estudos para a instituição da Fundação Cultural de Rio do Sul, graças ao convite do prefeito Nodgi Enéias Pellizzetti. No ano de 1995 e 1996 foi Superintendente da Fundação Cultural de Rio do Sul e, no ano seguinte, assumiu a presidência do Conselho Municipal de Cultura, ocasião em que ocorreu o primeiro tombamento de uma edificação do Patrimônio Histórico de Rio do sul (a Casa da Força e Luz). Foi Presidente da Federação das (os) Ex-alunas (os) Salesianas(os) da Região Sul do Brasil, durante 10 anos.

Atualmente, é secretária do Clube Soroptimista Internacional de Rio do Sul e da Associação das Ex-Alunas do Instituto Maria Auxiliadora. Também é voluntária da Conferência São Vicente de Paulo (Asilo de Rio do Sul) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

Prêmios e homenagens recebidas:

1 - No ano de 1984, recebeu uma Menção Honrosa, no Primeiro Concurso de Histórias Infantis do Estado de Santa Catarina, promovido pela Ladesc.

2 - Recebeu o prêmio de Professora Benemérita pela FEDAVI, nos anos de 1991 e 1996.

3 - No ano de 1989, recebeu o diploma de Honra ao Mérito, oferecido pela Catedral de São João Batista.

4 – Em 1991, recebeu o diploma Honra ao Mérito, oferecido pela Câ- mara dos Diretores Logistas, pela Organização do Natal dos Sonhos.

5 – Em 1996, recebeu da FEDAVI a Homenagem de Gratidão, pela colaboração na aquisição do terreno da Escola Agrotécnica.

6 – Em 1998, recebeu Homenagem de Gratidão do Instituto Maria Auxiliadora pelos serviços prestados ao educandário.

7 - Em 2006, conquistou para o Clube Soroptimista I. de Rio do Sul, o Troféu de Primeiro lugar no concurso nacional ocorrido em Araxá, MG, com a realização projeto de sua autoria, sobre a conscientização dos estudantes com o cuidado com a água e com o Meio Ambiente.

8 – Em 2006, recebeu da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, o Título de Cidadã Rio-sulense.

9 – Em 2007, recebeu do Colégio Dom Bosco, o diploma de Honra ao Mérito, pela sua contribuição para o crescimento da comunicação na Região do Alto Vale do Itajaí.

10 - Em 2008, foi homenageada como Curadora da Mostra Cultural dos 80 anos do Instituto Maria Auxiliadora.


Obras

Iara e Viviane cuidam da água

6 de outubro de 2018

O Nascimento de Sofia

6 de outubro de 2018