Voltar a Escritores

Rodrigo Horst

Natural da cidade de São Paulo, reside atualmente em Rio do Sul. Filho de Tecla Horst e Francisco Paloni Filho, nasceu no dia 7 de junho de 1981. É casado com Diana Aniceto Horst.

Formação Educacional e Acadêmica

Cursou o primário no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. Já os estudos do ginásio foram realizados, na Escola de Educação Básica Mont’ Alverne, em Ituporanga. Concluiu o Ensino Médio na Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, na mesma cidade catarinense. No ano de 2006, graduou-se em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul.

Atuação Profissional

Iniciou a trajetória profissional, em outubro de 1997, na Rádio Sintonia 1.310 AM de Ituporanga, trabalhando no Departamento de Jornalismo. Nesta emissora, atuou como repórter, locutor noticiarista e editor. Com a experiência adquirida, assumiu a coordenação do Departamento de Jornalismo.

Depois de trabalhar por 9 anos e 5 meses na Rádio Sintonia, transferiu-se para Rio do Sul, para ser repórter da Rede Bela Aliança de Televisão (RBA TV). Atuou por dois anos na principal emissora televisa do Alto Vale do Itajaí e há aproximadamente cinco anos, integra a equipe da Rádio Mirador 540 AM, uma das principais de Santa Catarina, devido a sua história e tradição no rádio catarinense.

Ao retornar para o rádio, voltou a desempenhar o cargo de coordenador de jornalismo, apresentador de radiojornais, além de realizar paralelamente atividades como pauteiro, editor e repórter. Desde o ano de 2009, também atua no Departamento de Jornalismo da Rádio 93,3 FM, emissora que integra o Grupo Mirador de Comunicação.

Nas prefeituras de Agrolândia e Presidente Nereu, realizou atividades de Assessor de Imprensa, onde elaborava releases para as empresas de comunicação da região. Foi estagiário na Epagri, na função de assessor de imprensa da Estação Experimental da empresa, em Lageado Águas Negras, em Ituporanga. Inclusive, produziu vídeo institucional sobre o projeto desenvolvido por agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), para divulgar e difundir entre os agricultores os benefícios do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). A produção foi realizada em parceria com a Promac Vídeos, de Rio do Sul, e co-produção da Epagri.

Livro publicado como autor

1 - Ramon Jisnisky. Rio do Sul: Editora Unidavi. 2010. Coleção Você Sabe.

Participação em associações e entidades

É sócio-fundador da Associação de Proteção Ambiental Mãe D’Água, organização não-governamental e sem fins lucrativos, que realiza projetos na área ambiental, no município de Ituporanga e microrregião. Contribui também de forma voluntária como, assessor de imprensa na entidade. É membro da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí.

 


Obras