Voltar a Projetos

Acervo Literário Regional

11 de abril de 2018

| Associação de Escritores

Um dos principais projetos da Associação de Escritores é o Acervo Literário Regional, que tem a finalidade de reunir as obras escritas por autores naturais da região do Alto Vale do Itajaí e por escritores de outras regiões que escreveram sobre o Alto Vale do Itajaí. Por questão de espaço, torna-se inviável citar neste portifólio as centenas de doações de livros que já ocorreram, mas destacamos algumas das doações que ajudaram a formar o acervo que já conta com aproximadamente 400 títulos diferentes.


Parte inferior do formulário



Associação de Escritores inicia organização do acervo literário regional


17/02/2010 Publicado no blog da Associação


A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí vai iniciar a organização do acervo literário regional, na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a partir das 10h, no espaço do Museu Histórico de Rio do Sul. Na oportunidade, serão doadas para a entidade, as obras “Anjos Feridos” e “Caminhando um passo a frente”, do poeta e escritor, Ivo Ferrari e os livros, Franklin Cascaes: uma Cultura em Transe” e “Casa Azul – História e desenvolvimento de uma comunidade do Vale do Itajaí”, do historiador e professor universitário, Evandro André de Souza.


A Associação pretender reunir semanalmente os escritores do Alto Vale do Itajaí, para receber novas doações de livros e continuar ampliando o seu acervo. Inicialmente, serão convidados os associados da entidade que já tem livros publicados. Em seguida, o convite será estendido para os demais escritores regionais que já publicaram obras literárias, mas que ainda não participam da Associação. Durante estes encontros, estes autores também receberão o convite para conhecer os trabalhos desenvolvidos e participarem da entidade.


Acervo literário: uma oportunidade de valorização da literatura regional


Com a organização do acervo, a Associação de Escritores estará proporcionando a visibilidade e a valorização da literatura regional. Vale destacar, que estes trabalhos literários ainda não foram reunidos em um único local. Há uma estimativa de que existem 200 livros publicados na nossa região. No entanto, apenas algumas obras estão à disposição da população na Biblioteca Municipal de Rio do Sul Nereu Ramos e nos demais espaços culturais da região.


Desde o início das atividades da Associação, a formação do acervo acabou tornando-se um dos principais objetivos, levando-se em consideração que existem bons escritores no Alto Vale. Porém, na sua maioria desconhecidos, devido à falta de divulgação. Em circunstância desta realidade, acabam ficando no isolamento e no anonimato. A Associação está buscando proporcionar oportunidades, para estas pessoas apresentarem seus trabalhos ao público.


Futuramente, a Associação de Escritores pretende ter um espaço ou uma sala situada na área central do município de Rio do Sul, em local acessível, para colocar este acervo à disposição da comunidade e receber visitações de estudantes das escolas da região, de escritores, pesquisadores e população em geral. O espaço será transformado em uma espécie de “café literário”, para reunir os amantes das letras que apreciam uma agradável conversa cultural.



Associação organiza preparativos para inauguração do acervo literário regional


Publicado no blog 03/03/2010


Encontro realizado para organizar os preparativos para a inauguração do acervo literário. Participantes: Diretor de Comunicação, Jonas Felácio Júnior, Diretora de Acervos, Marta Rejane Trindade de Lima, associada Ângela Maria de Andrade Palhano e o Presidente da Associação, Ivo Ferrari.


A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí esteve reunida hoje pela manhã, com a Bibliotecária Marta Rejane Trindade de Lima, no espaço da Biblioteca Municipal de Rio do Sul Nereu Ramos. O objetivo do encontro foi organizar os preparativos para a inauguração do acervo literário regional, que acontece no dia 10 de março, a partir das 20h, no andar superior da biblioteca. O espaço foi cedido através de uma parceria com a Fundação Cultural.


Surpresa agradável


Durante a reunião, o escritor Nestor Agostini esteve na Fundação Cultural para doar exemplares do livro “AGOSTINI DE FORNACE: A história da imigração de 1875 da Família de Giovanni e Mariana, e seus filhos Antônio, Emanuel, Rosa e Paolo”, para a Associação de Escritores e para o acervo da Biblioteca Nereu Ramos. Vale destacar, que esta foi à primeira oportunidade onde um escritor da região esteve espontaneamente no espaço do acervo, para doar exemplares de sua obra literária.



Escritor Nestor Agostini (E) com o Presidente da Associação de Escritores, Ivo Ferrari.


Acervo é apresentado na Feira do Livro


O Acervo Literário Regional da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí vai ser apresentado aos visitantes da Feira do Livro 2014. Os livros estarão expostos no stand que a entidade literária compartilha, com a Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos de Rio do Sul.


Serão demonstrados para o público, títulos relacionados à história de municípios, de famílias e entidades da região, poesia, romances, contos e coletâneas. Por meio deste acervo, os visitantes do stand compreenderão a diversidade e a qualidade da literatura escrita por pessoas do Alto Vale do Itajaí.


O Acervo hoje conta com cerca de 350 títulos diferenciados e está em contínuo processo de crescimento. O projeto que foi iniciado no ano de 2009 já obteve êxito, tornando-se pioneiro no Estado de Santa Catarina.


Carteirinhas gratuitas na Feira


As pessoas que prestigiarem a Feira do Livro 2014 terão a oportunidade de fazer gratuitamente a sua carteirinha, para poder emprestar livros do acervo da Biblioteca Municipal de Rio do Sul. Atualmente este espaço cultural conta com 21 mil títulos, abrangendo diferenciados estilos literários e obras de conhecimentos gerais.


De acordo com a bibliotecária municipal, Marciani Raquel Bezerra, para fazer a carteirinha o interessado deverá apresentar os documentos RG e CPF, além do comprovante de residência. As crianças e jovens que tiverem interesse em ter a carteirinha, precisarão estar acompanhadas dos responsáveis, devido ao fato de serem menores de 18 anos de idade.


Portanto, é necessário que os responsáveis estejam portando os documentos pessoais já citados e o comprovante de residência. Paralelamente a confecção das carteirinhas, a equipe da biblioteca está expondo livros de literatura infanto-juvenil, como forma de demonstrar o acervo existente.


Horário diferenciado para atender a comunidade


Após o término da Feira do Livro, a Biblioteca Municipal retornará o seu expediente sem fechar para o almoço. Com o horário ininterrupto das 8h às 19h30, todos os cidadãos interessados na boa leitura poderão comparecer a este espaço.


Publicado na Coluna Literatura Regional, no Jornal Alto Vale Notícias – 11/09/2014


Acervo Literário na Unidavi


A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí demonstrou à comunidade acadêmica, o Acervo Literário Regional, que vem sendo organizado pela entidade literária, desde o ano de 2010. Esta oportunidade foi viabilizada pela Unidavi, por intermédio do Dr. Nivaldo Machado, que é o editor responsável pela Editora Unidavi.


A Associação de Escritores aproveitou bem este espaço, com um stand localizado nas adjacências da cantina universitária. Desta forma, um grande número de universitários e de pessoas que visitaram o evento, visualizaram os livros regionais. Inclusive, alguns interagiram com os membros da Associação, para conhecer um pouco mais sobre este projeto literário-cultural.


O projeto do Acervo Literário Regional representa uma das principais iniciativas, em termos de preservação da história regional, devido a sua proposta de reunir todos os livros escritos sobre a nossa região, ou por autores que vivem no Alto Vale do Itajaí.


Mesmo sendo realizado de forma totalmente voluntária, o projeto já apresenta relevante importância. Já foram reunidos quase 250 títulos diferentes, além de dezenas de periódicos. Cada doação tem uma história, um ato de um indivíduo que ainda acredita na sociedade e na concretização das ações coletivas.


Representaram a Associação de Escritores, no stand exposto na Unidavi, o presidente Ivo Ferrari, o diretor de acervos, Rodrigo Wartha, o secretário Jonas Felácio Júnior, o segundo-secretário, Rodrigo Färber, além do diretor da Biblioteca Pública Municipal, Marcelo Rossa, grande apoiador da entidade e da literatura local.


Pré-Conferência do SMC – Será realizada no próximo sábado, a Pré-Conferência da Setorial de Literatura do Sistema Municipal de Cultura. Os debates e atividades iniciam, às 14h, no espaço da Fundação Cultural de Rio do Sul. A Associação de Escritores convida todas as pessoas, que são simpatizantes deste setor cultural da sociedade, além de escritores, leitores, professores e indivíduos que pretendem publicar os seus escritos no futuro.


Lançamento de livro – O professor Evandro André de Souza em breve estará lançando o livro “A Ilha de Florianópolis no Século das Grandes Navegações”, na Fundação Cultural de Rio do Sul. Nas próximas colunas, estaremos informando a data e o local. Vale ressaltar, que o historiador já fez o lançamento desta obra literária, na Assembléia Legislativa, na capital catarinense.


 Publicado na Coluna Falando de Literatura no Jornal A Cidade de Rio do Sul – Edição do dia 21 de Junho de 2013.


Escritora Apolônia Gastaldi doa 12 livros para o Acervo


Publicado no Jornal A Cidade de Rio do Sul – Edição do dia 26 de Abril.


Um dia especial e inesquecível, para a cultura literária regional. Assim foi o encontro da escritora Apolônia Gastaldi, com os integrantes da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, no espaço do Acervo Literário Regional, situado na Biblioteca Municipal Nereu Ramos de Rio do Sul.



Na ocasião, Apolônia entregou sua ficha de inscrição na Associação, além de uma completa apresentação escrita, com dados sobre a sua grandiosa carreira literária. A autora fez a doação de 12 livros, para o Acervo Literário Regional. São contos, poesias e romances, que demonstram o talento de Apolônia Gastaldi, em escrever diversos gêneros literários. Devido a esta capacidade, está obtendo reconhecimento em âmbito nacional, sendo considerada como uma das principais escritoras catarinenses da atualidade.


A paixão pelo universo literário


 Com uma alegria fantástica para viver cada instante, Apolônia contagia a todos, por sua paixão pela literatura. Com certeza é uma das pessoas, que mais conhece a história da colonização e dos fatos marcantes de nossa região. Demonstrou grande interesse, em olhar os títulos que já compõem o Acervo Literário Regional, acompanhando as obras de muitos amigos e amigas escritoras da região, que escreveram contos, poesias, sobre histórias de municípios e de famílias.


Prestigiaram este momento de imensurável relevância histórica e literária, para o projeto do Acervo Literário Regional, o presidente da Associação de Escritores, Ivo Ferrari, o secretário da entidade, Jonas Felácio Júnior, o associado e jornalista, César Neto, o diretor da Biblioteca Municipal, Marcelo Rossa, além do companheiro de Apolônia, Sr. Manoel José Conchinha e a secretária da autora, Ariane.



*Amor; *Anjos Azuis; *Barra do Cocho; *Destino de Mulher; *Emoções – Poesias; *Mar Poesias; *Memórias – Contos; *A Força do Berço I; *A Força do Berço II; *A Força do Berço III; *A Força do Berço IV; *A Força do Berço V.


Doações de livros do escritor Euler Westphal


Por intermédio do vereador de Rio do Sul, Jeferson Vieira, o Acervo Literário Regional recebeu quatro novas doações de livros. As obras “Bioética”, “O Oitavo Dia – Na Era da Seleção Artifi cial”, “Ciência e Bioética – Um Olhar Teológico, “Brincando no Paraíso Perdido – As estruturas religiosas da ciência”, são de autoria de Euler Renato Westphal.
Breve histórico do autor Natural de Rio do Sul, o escritor formou-se em Teologia na Basileia (Suíça). Cursou o doutorado na Escola Superior de Teologia (EST) da Igreja
Evangélica de Confi ssão Luterana no Brasil (IECLB) sobre a teologia trinitária de Leonardo
Boff. Foi diretor da Faculdade Luterana de Teologia (FLT) de São Bento do Sul. Leciona História Eclesiástica, História da Teologia, Teologia Sistemática e Seminários Interdisciplinares na FLT. É titular da cadeira de Odontologia e de Medicina da Universidade da Região de Joinville (Univille).


Desde o ano de 2000, é membro do Comitê de Ética em Pesquisas.
Informações sobre os livros:


“Brincando no Paraíso Perdido – As estruturas religiosas da ciência” – Editora União Cristã –
2006. Este livro investiga a relação entre a Teologia e a Bioética. O autor destaca as semelhanças entre a ciência contemporânea e a religião. Saúde, salvação
e vida eterna são dimensões de um profundo debate. “Ciência e Bioética – Um olhar teológico” – ao reconhecer que a vida é dignificada por
Deus, o Criador da humanidade, o autor defende que a ciência precisa mudar de atitude perante o ser humano. A pergunta pelos limites da ciência
e de como lidar com os progressos científicos da atualidade, conduz o leitor por uma reflexão
desafiadora e inquietante. “O Oitavo Dia – Na Era da Seleção Artifi cial” – nesta obra, o autor é favorável ao desenvolvimento tecnológico, na medida em que este é acrescentado
à experiência acumulada pela humanidade. “Não podemos utilizar a biotecnologia com o intuito de alterar negativamente o futuro da espécie. A verdadeira ciência não pode ter a pretensão de ser uma religião, que promete a imortalidade, a salvação e a vida eterna”.
“Bioética” – este livro aborda a bioética, que estuda a conduta humana no campo da ciência
e da saúde à luz da preocupação ética, em uma perspectiva multidisciplinar. De acordo com o
autor, a questão crucial da bioética não prioriza o saber técnico e o domínio tecnológico e científico, mas, sim, o respeito ao ser humano e aos valores que sustentam a vida. Publicamente, a Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí agradece a doação efetuada por Euler Renato Westphal, intermediada pelo vereador Jeferson Vieira.


Rio do Sul, 05 de julho de 2013 Jornal A CIDADE - Falando de Literatura



Editora Uniasselvi doa livros para o acervo literário regional


10/03/2010 publicado no blog da Associação



O Grupo Uniasselvi doou exemplares de 14 livros publicados pela sua editora, para o acervo literário regional da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí. A entrega das obras literárias aconteceu na sexta-feira, dia 5 de março, no espaço da Biblioteca Municipal Nereu Ramos de Rio do Sul. Os livros já foram encaminhados para o processo de etiquetação e catalogação e nos próximos dias já estarão disponíveis para pesquisadores e comunidade. Na oportunidade, o Grupo Uniasselvi foi representado pelo professor universitário e coordenador do Curso de História da instituição, Evandro André de Souza, que destacou a parceria da editora com a literatura regional: “a editora do grupo Uniasselvi valoriza a produção literária e prioriza a publicação de estudos que tematizem a história regional relacionada às localidades nas quais ela possui unidades”. Evandro ainda informou que o Grupo Uniasselvi continuará apoiando as atividades da Associação de Escritores e que um representante da editora estará presente na próxima quarta-feira, durante a inauguração oficial do acervo literário regional. O evento acontece a partir das 20h, no andar superior da Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, localizada nas adjacências da Fundação Cultural de Rio do Sul. Relação dos livros doados pela editora, com seus respectivos autores e organizadores: As primeiras famílias Trentinas de Rio dos Cedros – Pe. Mário Bonatti e Mauro Lenzi. Eles não serão esquecidos – A saga dos Mengardas emigrados de Samone para o Brasil no século XIX – Altino José Mengarda. Casa Azul – História e Desenvolvimento de uma comunidade no Vale do Itajaí. Evandro André de Souza (org). Vale das águas Revoltas – Sociedade, natureza e políticas públicas anti-enchentes no Vale do Itajaí (SC) no Século XX. Nilson Cesar Fraga. Antropologia do Turismo, Sociologia e História. Temas e Reflexões. Giancarlo Moser. Novos Cenários no Ensino Superior Brasileiro. Giancarlo Moser e Malcon Anderson Tafner. Fundamentos Teóricos da Geografia – Leonir Pedro Braun. Paradigma Integral uma resposta à fragmentação na educação. Peter Pereira. Algoritmos – Djone Kochanski e Oilon José Andrietti. Histórias Infantis – Contos da Lara. Lara Louise Kloch. Marketing Hoteleiro. Nelita Buzzi. O cérebro e o corpo no aprendizado. Malcon Anderson Tafner e Julianno Fischer. Poemas para Indaial. Adair José de Aguiar. Informática Básica. Alexander Roberto Valdemar, Djone Kochanski, Hermínio Kloch, Marcelo José Ferrari.


Novas doações da Editora Unidavi


Publicado na Coluna Falando de Literatura no Jornal A Cidade de Rio do Sul – Edição do dia 19 de Abril.


Novas doações da Editora Unidavi


O Acervo Literário Regional da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí recebeu várias doações de livros, publicados pela Editora Unidavi. As obras literárias foram entregues à entidade, pelo Editor Responsável, Dr. Nivaldo Machado.


Obras doadas para o Acervo:


Título: Newton. Autora: Raquel Anna Sapunaru – Graduada em Física pela UFRJ e mestre e doutora em Filosofia pela PUC-RJ.


Título: Tatuagem. Autores: Gustavo Leal Toledo – formado em Filosofia pela UERJ e mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio; Luan Leal Martins – artista plástica, pedagoga, supervisora escolar pela UEMG – especialista em Psicanálise e Neurociência da Educação.


Título: Representação Social. Autora: Ana Maria Justo – mestre em Psicologia pela UFSC.


Título: Entre o Filósofo e o Cientista: poderá uma máquina sentir saudade? Autores: Gustavo Leal Toledo e Nivaldo Machado – Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Filosofia da Ciência/Teoria do Conhecimento. Especialista em Psicopedagogia. Graduado em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Psicologia, História e Sociologia. Professor universitário.


Título: Pensar o Direito. Autores: Nivaldo Machado; Jean Segata – Doutor em Antropologia Social pela UFSC, com estágio no Collège de France, em Paris, Mestre em Antropologia Social pela UFSC; José Sérgio da Silva Cristóvam, Doutor em Direito Administrativo pela UFSC; Guilherme Feijo Vieira – Urbanista e Arquiteto, acadêmico de Direito.


Título: Medicina, Saúde e Ciência – a Residência Médica no Alto Vale do Itajaí. Autores: Jean Segata, Nivaldo Machado e Augusto Fey – organizadores.


Título: Jogos Lúdicos. Autor: Júlio César Nasário.


Título: Ruas de Sangue. Autor: Augusto Fey.


Título: Educação Física: Transversalidades. Autores: Jean Segata, Nivaldo Machado e Júlio César Nasário.


Nas próximas edições da coluna, vamos abordar o conteúdo destas importantes obras literárias, publicadas pela Editora Unidavi. Inclusive, algumas já obtiveram destaque, em âmbito nacional, demonstrando a qualidade dos livros publicados. Com certeza, a cidade de Rio do Sul e a região do Alto Vale do Itajaí se orgulham, pelo fato de contarmos com uma Editora Universitária, que divulga novos conhecimentos e incentiva às pessoas a pensarem sobre vários aspectos da vida social e da existência humana.



Associação recebe doação de 19 livros


19/07/2010 – publicado no blog


 A Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí recebeu a doação de 19 livros, sobre histórias de municípios catarinenses, poesias e literatura em geral. As obras foram doadas pelo consultor e mestre na área do turismo, Renato Lisboa Müller. Os livros já foram encaminhados para o Acervo Literário Regional e estão à disposição dos estudantes e da comunidade.


Renato que é um grande apreciador da boa leitura e visitante assíduo dos sebos e bibliotecas catarinenses, doou as seguintes obras para o acervo:


Pântano do Sul – Bilhetes do mundo as paredes do Arante – de Paulo Alves;


Manual de Normas Mínimas de Editoração para Publicações Oficiais;


Cinquentenário do Majestoso Palácio das Secretarias – 1955/2005 – elaborado por Edson Murilo Prazeres;


Ribeirão da Ilha Vida e Retratos – m distrito em destaque – organizadores, Nereu do Vale Pereira, Francisco do Vale Pereira e Waldemar Joaquim da Silva Neto;


Manual de Editoração – Jaime Robredo;


Anais do Congresso Brasileiro de Publicações;


Guia para Normalização de Livros;


A Intendência da Marinha de Santa Catarina e a questão da Cisplantina – Nelma Baldin;


500 anos de Pomerode: histórias de vida de sete personagens – Luciana Altmann;


Campo Alegre – Paraíso da Serra (livro de poesias);


Blumenau –sua história – Marita Deeke Sasse;


Nostradamus – 1948 – 2023;


As fabulosas águas quentes de caldas novas;


Blumenau Alles Blau – Horácio Braun;


Gravatal um pouco de sua história – Vladimir Travassos e Luis Palmeira;


Santo Antônio de Categeró – sinal profético de empenho pelos pobres – Salvatore Guastella;


Fraiburgo – Do machado ao computador – Thomas Burke;


Teresa Cristina a Ferrovia do Carvão – Walter Zumblick


A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí – resgate do trecho Blumenau – Warnow – Angelina Witmann;


APREMAVI doa livros para a Associação de Escritores


O Acervo Literário Regional da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí foi ampliado, na sexta-feira, 12 de março, com a doação de seis livros publicados pela Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí. O material foi entregue pela Secretária Executiva da APREMAVI, Maria Luiza Schmitt Francisco, na sede da entidade ambientalista.
A Apremavi doou os seguintes livros para o Acervo Literário Regional:
Floresta com Araucárias – Um símbolo da Mata Atlântica a ser alvo de extinção. – João de Deus Medeiros, Marco Antônio Gonçalves, Miriam Prochnow, Wigold B. Schäffer;
O Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica de Mata Preta Unidade de Conservação da Mata Atlântica. Organizadora Miriam Prochnow;
Matas Legais – Planejando Propriedades e Paisagens – Apremavie Klabin. Organizadora Miriam Prochnow;
No jardim das Florestas. Organizadora Miriam Prochnow;
Bana Grande – a hidroelétrica que não viu a floresta. Organizadora Miriam Prochnow;
A Mata Atlântica e Você Como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaçada floresta brasileira – Wigold B. Schäffer e Miriam Prochnow.
Os livros já foram encaminhados para o processo de catalogação e nos próximos dias estarão à disposição da comunidade regional, no acervo localizado na Biblioteca Pública Nereu Ramos. A Associação de Escritores agradece a doação realizada pela APREMAVI e prossegue os trabalhos de visitas, com o objetivo de ampliar o acervo e valorizar os escritores regionais.


Morte Pública de um Palhaço”


Um exemplar raro foi doado para o Acervo Literário Regional da Associação de Escritores
do Alto Vale do Itajaí. Trata-se de um livro de Literatura de Cordel intitulado “Morte Pública de um Palhaço”. O conto de autoria de Nilson Moreira Filho foi editado pela Impressora Continental, sendo totalmente digitado por máquina de escrever, algo totalmente diferenciado das publicações do Século XXI. É fundamental salientar a relevância desta
doação, ao considerarmos que na atualidade, este gênero literário praticamente inexiste, na região do Alto Vale do Itajaí.


Confira as palavras do professor e jornalista, Aurélio Adriano D´Ávila, que compõem
a apresentação de “Morte Pública de um Palhaço”, “É-nos um prazer muito grande prefaciar
“Morte Pública de um Palhaço”. Será este – quem sabe? – o protótipo para novos contistas
riosulenses animarem-se e lançarem-se ao mundo ousado da Literatura.
“Morte Pública de um Palhaço” é, sem dúvida, algo conturbado e profundo, que se nos
lança ao rosto verdades escondidas no mais íntimo de nossa alma, como a Alegria, a Felicidade, a Arte, o Riso, a Liberdade de Sermos Nós, tudo envolto, hoje, na engrenagem mórbida do dia a dia.


Nilson Moreira Filho, ontem eu o´vi criança, calças curtas, fatia de pão, a correr pelas
redondezas de sua casa; agora, um pensadorfazendo pensar; um “prisioneiro” que habita o
próprio pensamento, porque é livre…és livre! “Morte Pública de um Palhaço” fá-lo à
lembrado como aquele outro – Álvares de Azevedo: “foi poeta – sonhou – amou na vida”.
Literatura de Cordel Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular, escrito frequentemente na forma rimada, originado
em relatos orais e depois impresso em folhetos.


A história da literatura de cordel começa com o romanceiro do Renascimento, quando se iniciou a impressão de relatos tradicionalmente orais, feitos pelos trovadores medievais. O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos, em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil, desde o início da colonização.


Rio do Sul, 09 de agosto de 2013 Jornal A CIDADE - Falando de Literatura


Colégio Ruy Barbosa doa livro para a Associação de Escritores


O Acervo Literário Regional foi contemplado com a doação do livro “A Construção Histórica de uma Escola Luterana – O Colégio Sinodal Ruy Barbosa em 60 anos de atividades (1948 – 2008). O exemplar foi entregue pelo diretor do colégio, Bolco Hoppe, à Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí.


O livro escrito pela historiadora e Mestre em Educação e Cultura, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, foi publicado pela Editora Nova Era, em 2008. A obra apresenta informações sobre o início das atividades da instituição, destacando a história de diversas fases, até chegar ao momento atual.


A pesquisa histórica também disponibiliza aos leitores tópicos sobre a construção e as ampliações do colégio, a organização das ações extracurriculares, a implantação dos cursos, a participação na Rede Sinodal de Ensino e as atividades pedagógicas desenvolvidas durante seis décadas de história.


Parceria entre o Colégio Ruy Barbosa e a Associação de Escritores


Durante a visita ao Colégio Ruy Barbosa, o diretor Bolco Hoppe, vislumbrou a possibilidade de organização de parcerias da instituição de ensino, com a Associação de Escritores. No decorrer do ano letivo, o colégio desenvolve uma série de projetos, com destaque para as ações literárias e de intercâmbio, como o Festival da Língua Estrangeira, o Projeto Cultural Filosófico e o evento Novembro Cultural.


A Associação vai estudar as perspectivas de atividades que poderão ser desenvolvidas junto aos estudantes do colégio, em parceria com os professores de português e história. Uma das principais propostas é apresentar aos educandos o Acervo Literário Regional, que tem a proposta de preservar a história regional. Os estudantes ainda poderão publicar seus textos, trabalhos literários e poesias no blog da Associação – http://www.escritoresaltovale.com.br