Voltar a Projetos

Alma Verde

30 de outubro de 2018

| Herculano Vicenzi

Herculano Vicenzi é um desses raros profissionais do jornalismo diário que não se encontram em qualquer lugar. E, como todo jornalista, já foi um “especialista em generalidades”. Trabalhou em quase todas as editorias. Escreveu, editou e diagramou. Mas foi na área agrícola, discutindo e pautando os problemas dos produtores rurais do Estado, que ele melhor se encontrou e produziu a maioria destes textos que, agora, passam a enriquecer a bibliografia da área.

Herculano começou no jornalismo em 1973, em A Notícia. Nascido em Taió, interior de Santa Catarina, em 25 de setembro de 1948, queria ser agrônomo. Mas, pelos atropelos do cotidiano, caiu no jornalismo e acabou “viciado” nessa arte de escrever. “No fundo, sou um colono sem terra”, costuma dizer, fazendo jus ao trocadilho que alguns colegas fazem com seu nome (Her-Colano). O interesse de Herculano pelo setor agrícola também é antigo. “Quando comecei a estudar, 70% da população estava no meio rural, hoje a situação se inverteu,empurrando muita gente para os bolsões de miséria das cidades”, lembra.

Com a irreverência de um sagaz profissional da informação, Herculano não poupa críticas aos responsáveis pelo descaso com o meio rural. “O governo brasileiro nunca teve uma política agrícola definida”, diz. No Estado a realidade não é diferente: “O maior absurdo é que 61% do PIB de Santa Catarina gira em torno do setor agropecuário e quase ninguém percebe sua importância e necessidade de maior apoio”, reclama.

Com conhecimento de causa, Herculano não se contenta com o ambiente fechado da redação e tampouco se limita a reescrever as “declarações brancas” de terceiros ou por telefone. Prefere estar na rua, junto aos produtores rurais, e conferindo os paraísos ecológicos do Estado. Foi desse modo que ele cunhou todas essas matérias - aliás, uma pequena parcela do que já produziu em mais de 20 anos de atuação profissional.

Com a edição de seus textos, ganha a região Norte do Estado, as entidades que já trabalham com as questões agrícolas, as comunidades envolvidas e, sem dúvida, o jornal A Notícia , espaço em que foram veiculadas essas reportagens. Cultura política e história são aspectos que, inevitavelmente, perpassam o conteúdo desse livro que ora chega às mãos do leitor.

Sérgio Luiz Gadini,

Jornalista