Ensinar uma criança, sim ou não?
Um homem tentou esclarecer ao Pastor da Igreja que ele, membro da Igreja, não concordava e não achava bom, que as crianças e jovens participassem da escola dominical, do ensino confirmatório, ou dos retiros da igreja para serem influenciadas desde cedo. E que ele não concordava com o versículo que diz: ensina a criança no caminho em que deve andar e qdo for velha andará nesse caminho.
Porque ninguém , dizia ele, deveria direcionar os pensamentos das crianças em uma certa direção, elas devem decidir os seus próprios caminhos seus próprios destinos, quando forem adultas.
O pastor não falou nada...
Mais tarde o Pastor descobriu que aquele homem era jardineiro; e o contratou para trabalhar num jardim ao lado da Igreja, que ninguém havia cultivado e cuidado por muito tempo.
Quando o homem, o jardineiro membro viu todo aquele mato e inço no jardim disse perplexo: Mas isso aqui não é um jardim. Aqui só cresceu capim e mato.
Como você pode ver disse o pastor, eu não queria influenciar na liberdade desse jardim, ele mesmo era pra escolher o que deveria crescer nele. Deixa repetir o que disse o pastor: eu não queria influenciar na liberdade desse jardim, ele mesmo era pra escolher o que deveria crescer nele.
Amados, assim tbem é a natureza humana, na ausência de Deus e de sua palavra ele só irá produzir inço e erva daninha.
Porque após a queda do ser humano, caindo no pecado cf registrado na Bíblia em Gn 3, a natureza humana não consegue por si só produzir bons frutos, coisas boas. Será que então não é necessário dizer o quanto antes para as crianças e jovens, que elas precisam de um Salvador? Acho que o jardineiro precisa voltar pra Escola Dominical e aprender: Ensina a criança no caminho em que deve andar,e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Pv 22.6.