Pai Nosso pela metade
9 de setembro de 2020
| Adelmo Oscar StrueckerUm fazendeiro recebeu a visita de seu pastor. O reverendo antes tinha orado para que encontrasse as palavras certas para dizer àquele fazendeiro. Sua intenção era que o fazendeiro se reconciliasse com o seu vizinho, com quem não se dava há muitos anos por questão de divisas.
Porém, toda exortação e toda eloqüência do reverendo foram em vão.
- Não, senhor pastor, disse o fazendeiro. Faço tudo o que posso fazer de bom e estou sempre disponível para nossa igreja. Mas fui ofendido de tal maneira, que é impossível fazer as pazes.
- Afinal o pastor disse: - Estou vendo que nada posso fazer. Quero então me despedir. O senhor dá licença para orar o pai-nosso?
- Pois não, Senhor Pastor, pode orar e eu vou acompanhá-lo, foi à resposta do teimoso fazendeiro.
- E o pastor orou em voz alta a oração modelo de todos os cristãos:
“Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas. Amém”.
- O pastor levantou-se, despediu-se e foi embora.
- O fazendeiro, no entanto, continuava a repetir o fim da oração do pastor: “... e perdoa-nos as nossas dívidas”, “... e perdoa-nos as nossas dívidas”.
Meditando neste fim, disse consigo mesmo: Mas o “Pai Nosso” não termina assim. O pastor terminou na metade. A continuação deve ser: “Assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”.
Neste momento ele ficou muito assustado. Pensou: Realmente, eu só posso orar o “pai-nosso” até a primeira parte. Como estou de mal com meu vizinho e como não quero perdoar, como posso orar: “Assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”. Assustado, o fazendeiro correu atrás do pastor, pedindo que ele voltasse para casa para terminar a oração iniciada, pois estava disposto a estender a mão para o vizinho.
Amados. Existem muitas pessoas que não podem orar o pai-nosso até no final. Vão para as igrejas, e no final do culto oram o pai-nosso, oram o que o pastor deixou de orar com o fazendeiro, mas na verdade estão fingindo. Cultivam o ódio e a amargura no coração. Para estes o céu está fechado. Também não recebem o perdão de Deus porque não querem perdoar o próximo.
Uma pergunta sincera: Podes orar o pai-nosso até o fim? Ou podes orar somente até a metade? Deus está pronto a te perdoar e te ajudar onde precisas perdoar e não consegues. Sabem, é triste ver uma pessoa que anda a vida toda amargura, asseda, cheia de ódio, amargurada, por coisas pequenas e insignificantes lá do passado que não foram perdoadas. Se o teu coração está fechado para o próximo, o coração e os ouvidos de Deus estão fechados para as tuas orações e pedidos.
Conclusão:
- Perdão é dar outra chance para a pessoa.
- Perdoar é falar do Evangelho de Cristo.
- Perdão é saúde física e espiritual.
- Quem não perdoa adoece na alma, vai deformando-se, e vai apodrecendo lentamente.
- A falta de perdão leva ao egoísmo e a hipocrisia.
- Perdoar mostra quem somos: pecadores.
- Perdão é liberar o outro de uma culpa terrível.
- Perdoar é receber algo imerecido.
- Perdoar é sinal evidente de que Deus está em meu coração.
- Não podemos carregar no coração o peso da mágoa.
- A única coisa mais difícil do que o perdão é não perdoar.
- O perdão é a faxina do coração, é a cura das memórias amargas.
- O perdão zera as contas do passado e restaura relacionamentos.
Pense nisto com carinho.