Portas Trancadas
“Chegada, pois, à tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas trancadas, com muito medo, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco”. Isto está em João 20. 19, na Bíblia. Deixa repetir: “Chegada, pois, à tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas trancadas, com muito medo, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco”. Tem um ditado que diz: “na casa de gaúcho não tem tramela”, ou seja, casa sem tramela é casa de portas abertas. Casa sem tramela é um lugar em que todos são bem vindos. Infelizmente, alguns põem tramela não somente em suas casas, mas em seus corações também.
Os discípulos de Jesus também um dia fecharam as portas, trancaram as portas, hoje seriam, com grades, alarmes e assim por diante. As portas foram trancadas por causa do medo. Medo de serem mortos como Jesus foi. Estão com medo e se trancam em casa. Hoje estamos em casa também. Há um decreto que diz: fique em casa. Muitos com medo não de serem presos, mas do contraírem o vírus.
Amadas, na vida é assim: O medo de se relacionar fecha portas. Algumas pessoas com medo de mostrar como as casas se encontram trancam as portas. O medo de expor a vida de pecados fecha portas. O medo de alguém perceber como somos como esposas, filhos em casa fecha portas. O medo continua fechando portas de casas e de corações.
Mas, há outra verdade no texto: portas fechadas não impedem Jesus de entrar. Diz o texto que os discípulos “estavam reunidos de portas trancadas, com medo. Então Jesus chegou, ficou no meio deles”. Jesus entra na vida daqueles que estão trancados. Nenhuma porta fechada pode impedir Jesus de entrar.
Queridas, ainda que as portas de nossas casas e corações estejam fechadas quando Jesus entra a Palavra é: “Que a paz esteja com vocês”! Até os trancafiados podem ouvir uma mensagem de paz quando Jesus entra nas casas e corações de portas fechadas. Jesus quando entra em casas trancadas o medo cede lugar à paz. A mensagem de Jesus aos que se encontram com as portas fechadas não é de juízo, mas é de paz.
Jesus sabe aquilo que tem nos levado a trancar as portas de nossas casas e corações. Estamos todos em casa, essa é a ordem, mas não impede de Jesus entrar em sua vida em seu lar. Quando os discípulos saíram da casa de portas fechadas saíram para mudar o mundo. Quando os discípulos saíram da casa de portas trancadas nunca mais foram os mesmos. Que o Senhor nos ajude a fazermos o mesmo. Que depois dessa crise, depois dessa pandemia sejamos diferentes, dispostas a mudar. Os discípulos estão com as portas trancadas, o que não impede de Jesus entrar e dizer: paz seja com vocês. Nada impede de Jesus entrar em seu lar, em sua casa e dizer: paz seja com você.